quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A PROFESSORA FAUSTA VENANCIO COMEMORA 100 ANOS

A saúde já debilitada, mas o prestígio junto aos amigos e ex alunos ainda está inabalável. D. Fausta recebeu neste dia 12/10 durante todo o dia muitas visitas de pessoas que a admira e estima. Pela personalidade que sempre conservou. São ex alunos, amigos de longas datas que a homenageia. A secretaria de cultura e o pároco Alberto organizaram um evento festivo com missa e homenagens em sua residencia nesta data onde a mesma comemora(12/10/2015) seu centenário. PARABENS D. FAUTA VENÂNCIO.
A primeira professora de Altaneira comemora hoje (12/10) 100 anos de vida. Fausta Venâncio David é natural de Santana do Cariri, mas fixou residência em Altaneira logo após a emancipação política do Município, foi a primeira professora contratada pelo Município e depois criou sua própria escola de apenas uma sala de aula, na sua residência que funcionou até o início da década de 1990. “Pessoa reconhecida por todos, como uma das primeiras educadoras, explicitamente tradicional. Ela não acredita que haja aprendizagem sem disciplina ou limite” escreveu a diretora da Escola Santa Tereza, professora Meirenildes Alencar para Ensaio Fotográfico: ALTANEIRA MEIO SÉCULO idealizado por Heloisa Bitu em comemoração aos 50 Anos de emancipação política do Município. No ano passado (2014) a professora Lucia Lucena e o professor José Evantuil visitaram a educadora e o fato foi registrado no Blog Mandibulla. “Nós que somos seus admiradores, não temos como retribuir seus relevantes trabalhos prestados a nossa comunidade. Nunca casou-se, mas manteve sempre uma relação estreita de prestação de trabalho a nossa gente. Hoje temos o raro prazer de encontrá-la ainda sorrindo” escreveu o professor José Evantuil. Esquecida pelo poder público local D. Fausta recebeu sua primeira homenagem como educadora por iniciativa médico Dr. Eluizo Tavares Magalhães por ocasião de seu aniversário de 80 anos. Em setembro de 2013 Alana Maria conversou de forma descontraída com D. Fausta, que dentre outros fatos que gostava de dançar e não gosta de ser chamada de Dona Fausta. “Fausta carrega história e tradição nas costas, por isso anda tão vagarosa e curvada pela casa, pela antiga sala de aula. Cansada, mas feliz. Está estampado em seu rosto, como um estandarte à mão, a felicidade e orgulho que carrega de ter feito o que fez pela cidade”, escreveu Alana Maria. O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo montou uma exposição fotográfica em homenagem ao centenário de Fausta Venâncio, no Parque de Eventos do Município, mas infelizmente não encontramos informações sobre a referida homenagem. COLABORAÇÃO: BLOG DE ALTANEIRA - FOTOS: JOÃO ALVES)

Um comentário:

  1. A vida nos prepara para superar obstáculos de uma forma digna e justa. A felicidade não se subtrai a custa de sonho e egoísmo. Existem pessoas que emergem ao mundo com a missão de fazer o bem e de forma justa e incansável; cumpre seu lema até o destino final dos seus dias. Não mais que isto, sem nutrir dentro de si a usura da busca por bens materiais, onde nunca lhe foi maior que os sonhos que externava através do brilho dos seus olhos. Sonhos ela distribuía aos outros,sem mensurar nada e incansável; em troca a vida lhes oferecia o sacrifício. Nunca buscou vender ideias nem nutrir ilusões fantasiosas. Mas dentro do seu mundo justo e grandioso soube como ninguém tirar da escuridão da ignorância pessoas que jamais conhecia. Buscou mostrar que no intimo de cada ser humano existe a luz do saber, da educação e acima de tudo a dignidade que todos nós possuímos. Ser justo, é elementar a qualquer ser humano. Ser digno não é produto de barganha e nem de auto afirmação. A humildade, dentro de cada um de nós existe e é passada para todos com quem convivemos. Não mais que isto, é saber conviver com o principio da harmonia em coletividade, é saber ofertar aos que merece tudo que desejamos para nós mesmos. Dedicar a vida a educar o próximo, foi a missão desta senhora a qual é merecedora de todas as dedicações que um ser humano possa desejar. A sua grandeza e ações, não há adjetivos para qualificar o tamanho da sua importância e exemplo de pessoa honrada que deixou para todos que conviveu e poderão num futuro, outras pessoas, saberem quem a Senhora Fausta Venâncio David foi e representou com o seu legado. Meu muito obrigado minha Tia pela convivência e carinho. seria egoísmo querer a senhora para sempre neste mundo.Apenas seja merecedora do silencio da paz que Deus dentro do seu mundo lhe espera. Para todos nós sera uma lacuna sem alguém a repor a sua falta. Ósculos, Wagner Braga David

    ResponderExcluir