quinta-feira, 19 de abril de 2012

ALTANEIRA FOI UM DOS 56 Municípios Cearenses QUE Recebem Retroescavadeiras pelo PAC 2

NOSSO MUNICÍPIO FOI BENEFICIADO COM ESSA RETROESCAVADEIRA QUE SERVIRÁ PARA RECUPERAR ESTRADAS VICINAIS E AUXILIO EM OUTRAS ÁREAS DA INFRAESTRUTURA DO MUNICÍPIO. E A POPULAÇÃO EM GERAL.



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega, nesta segunda (16), 56 retroescavadeiras a municípios de até 50 mil habitantes do Ceará. A ação integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2.) O secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, representará o MDA na doação dos equipamentos às prefeituras na cerimônia, que será realizada às 10h no Centro de Exposições César Cals, em Fortaleza. Além das máquinas, o MDA leva ao estado outras ações que devem facilitar a vida dos trabalhadores rurais, como o lançamento da Rede Brasil Rural – ferramenta virtual que organiza toda a cadeia produtiva da agricultura familiar – e o mutirão de documentação da trabalhadora rural, que tem como objetivo propiciar cidadania às mulheres do campo.

"Esta é mais uma ação do governo Dilma, através do PAC 2, em benefício dos pequenos produtores rurais. Somente na compra destes equipamentos, que vão ajudar na recuperação das estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção rural, estão sendo investidos R$ 10 milhões", explica o deputado José Guimarães (PT/CE), que é vice-líder do governo Dilma na Câmara. Até o momento, O MDA entregou 340 retroescavadeiras a 354 municípios brasileiros.

O Ceará é o nono estado a receber as máquinas do governo federal. No estado, elas irão beneficiar uma população de quase 1,2 milhão de pessoas, sendo 102,8 mil agricultores familiares inseridos num PIB agropecuário de R$ 568,6 mil.

Os municípios contemplados atenderam uma série de critérios estabelecidos pelo PAC 2. O primeiro era que tivessem menos de 50 mil habitantes. Os outros incluem pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados.

SAIBA MAIS

PAC 2

A segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) prevê a recuperação e construção de estradas vicinais por meio da doação de equipamentos para prefeituras de municípios de até 50 mil habitantes. Durante o processo de seleção, o MDA recebeu propostas de 4.356 municípios, concorrendo em três modalidades: individual, associada e consorciada. Na modalidade individual, o município recebe uma retroescavadeira. Para associação (mínimo de três e máximo de seis municípios) ou consórcio, os municípios recebem uma retroescavadeira e uma motoniveladora.

A meta do MDA é entregar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladores a 1.299 municípios de todo o país até julho. Até 2014, a meta é beneficiar 3,9 mil municípios do país. O estado do Rio Grande do Sul foi o primeiro a receber as retroescavadeiras, em dezembro do ano passado. Neste ano, as máquinas já chegaram a municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Minas Gerais, Rondônia e Bahia.

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural começou a funcionar no portal do ministério em março. A ferramenta representa um grande avanço para agricultores familiares de todo o país. Por meio deste canal, eles podem fazer pesquisas de preços e compras em conjunto de insumos, como equipamentos e ração. Tudo isso se dá pela internet. As compras coletivas ajudam a baratear o preço dos produtos e dos fretes, reduzindo o custo final dos produtos dos agricultores familiares.

A rede disponibiliza ainda um canal para que potenciais clientes – de pessoas em suas casas a redes de hotéis e supermercados – possam ver os produtos ofertados pela agricultura familiar e comprá-los online. Todas as entregas serão feitas por meio de uma parceria com os Correios, o que reduz o custo de frete para os agricultores. A RBR permite ainda que os agricultores acompanhem as chamadas para fornecer a merenda escolar de escolas públicas. Pela lei que criou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os colégios que recebem recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem comprar ao menos 30% dos produtos da merenda escolar da agricultura familiar.

Municípios contemplados com as máquinas do PAC 2 no Ceará

Abaiara
Aiuaba
Altaneira
Amontada
Ararendá
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Banabuiú
Barro
Cariré
Catunda
Choro
Coreaú
Deputado Irapuan Pinheiro
Graça
Granjeiro
Farias Brito
Frecheirinha
General Sampaio
Hidrolândia
Ibaretama
Independência
Ipueiras
Irauçuba
Itapagé
Itatira
Jardim
Jati
Madalena
Mauriti
Milhã
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Moraújo
Nova Olinda
Novo Oriente
Paraipaba
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Pentecoste
Pires Ferreira
Poranga
Porteiras
Potengi
Quiterianópolis
Reriutaba
Salitre
Santa Quitéria
Santana do Cariri
Solonópole
Tamboril
Tarrafas
Umirim

FONTE: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9527811