sábado, 7 de janeiro de 2012

COMEÇOU HOJE AS INSCRIÇÕES DO SISU



Estão abertas a partir de hoje as inscrições para os candidatos que disputam vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em todo o País, estão disponíveis 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. No Ceará, são 6.158 oportunidades de ingresso para o primeiro semestre de 2012.

Pode se candidatar a uma vaga quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obteve nota diferente de zero na redação. É preciso acessar o site do Sisu (sisu.mec.gov.br), tendo em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2011.

No sistema, o candidato escolhe duas opções de curso – em qualquer instituição pública cadastrada no sistema – e acompanha, dia a dia, seu desempenho em relação aos outros inscritos. Até o dia 12 é possível trocar as opções de cursos, o que prolonga as chances e a angústia de quem disputa uma vaga.

O coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Miguel Franklin, explica que a cada madrugada o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. Trata-se da nota do último candidato classificado dentro das vagas do curso.

“O candidato vai vendo a nota de corte e vai julgando se tem chances ou não”, detalha Franklin. Segundo ele, estar abaixo dessa nota não significa estar necessariamente de fora. “Na primeira chamada, os classificados são chamados, mas em média só 60% vão comparecer”, lembra.

Por conta disso, o MEC organiza duas chamadas de classificados e lista de espera, em uma maratona que se estende até o dia 4 de fevereiro. Vale lembrar que as notas de corte dos cursos tendem a cair da primeira chamada até a lista de espera.

Acessos e paciência

O Ceará é o sexto estado brasileiro com maior número de vagas no Sisu e o segundo do Nordeste, perde apenas para o Piauí, que ofertou 7.049 vagas. Com exceção do Distrito Federal, todas as unidades da federação ofertam vagas no Sisu. A UFC oferece 4.197 vagas; o Instituto Federal do Ceará (IFCE) oferta 1.805 e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, tem 156 vagas.

Com tanta gente acessando o sistema ao mesmo tempo - 3.885.775 pessoas fizeram o Enem no ano passado – é preciso se preparar com doses de paciência. “Ano passado o sistema parava à meia noite e retomava às 6 horas. Agora vai ser direto. Não acredito que vai ter lentidão este ano”, aponta Franklin. Apesar disso, ele diz que os períodos mais propícios ao acesso são a madrugada e o início da manhã.

Em Fortaleza, escolas particulares organizaram esquemas de plantão hoje e amanhã, por telefone, e colocando computadores disponíveis aos alunos.

“Tivemos procura bastante intensa nas escolas ano passado. Procuramos passar orientações aos alunos”, detalha Halysson Dantas, da coordenadoria de aperfeiçoamento pedagógico da Secretaria da Educação (Seduc). Ainda segundo ele, no Interior, o atendimento também será feito em pontos de apoio das 20 Coordenadorias de Desenvolvimento da Educação (Creds).

Serão noites de sono difícil para quem se inscreve no Sisu para disputar vagas com concorrentes de todo o País. O sistema do Governo Federal que busca democratizar o acesso ao ensino superior prolonga a espera pela vaga. Apoio dos pais e orientação das escolas são fundamentais.

Serviço

Inscrição no Sisu
Quando: de hoje até dia 12/1
Onde: pelo site (sisu.mec.gov.br)
Quem pode tentar: candidatos que fizeram o Enem em 2011, com nota diferente de zero na redação

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MEC recebe a partir do dia 14 inscrições para vagas no Prouni

Estarão abertas entre os dias 14 e 19 de janeiro no portal do Ministério da Educação (MEC) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). No Ceará, serão ofertadas 2.896 bolsas no primeiro semestre de 2012. Pode concorrer a uma vaga em instituições privadas de ensino superior quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.

Além de ter feito o Enem, o candidato ao Prouni precisa ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou, se cursou em escola privada, deve comprovar ter recebido bolsa integral. Também podem tentar uma vaga pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino básico que buscam formação em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

O Prouni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial de 50%. As bolsas integrais são destinadas para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais são voltadas para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. A comprovação da renda é feita no momento da matrícula do candidato na instituição de ensino, em caso de ter sido selecionado.

No Ceará, há vagas em instituições privadas de ensino superior de 20 municípios: são 1.759 vagas na Capital e 1.137 no Interior. O MEC promete para os próximos dias divulgar a relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior no site do Prouni.



O secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, lembra que a inscrição no Prouni e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são distintas. No Sisu, os candidatos disputam vagas em instituições públicas de ensino superior.

A professora Ana Flávia Chaves, diretora-geral da Estácio-FIC, diz que a instituição ofertará 353 vagas integrais no Prouni; 37 delas são de ensino a distância. Em Juazeiro do Norte, serão 18 vagas no Prouni da Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ).

“Os alunos do Prouni são muito dedicados, contagiam os demais. Temos um projeto que acompanha o desempenho deles e o resultado é fantástico”, cita Ana Fávia, que lembra a necessidade de rendimento superior a 75% a cada semestre.

O gerente de marketing da Fanor, Rafael Vieira, cita que 8,5% das vagas da instituição estarão disponíveis no Prouni em bolsas integrais e parciais. “O aluno se inscreve no sistema, escolhendo curso, instituição e modalidade. A seleção é feita pelo MEC e não pelas instituições”, explica.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado em 2004. Para o primeiro semestre de 2012, oferece 195.030 bolsas. Somados às 108.552 vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), são 303.582 oportunidades de ingresso no ensino superior para quem fez Enem em 2011.

Cronograma


Prouni
Inscrições de 14 a 19/1


1ª Chamada


Resultado: 22/1
Comprovação de informações: 23/1 e 1º/2


2ª Chamada
Resultado: 7/2


Comprovação de informações: 7/2 e 15/2

Lista de Espera
1ª Convocação
Manifestação de Interesse: de 22/2 a 24/2
Convocação dos candidatos pelo Sisprouni: 27/2


2ª Convocação
9, 12 e 15/3


Sisu
Inscrições de 7 a 12/1
Resultado 1ª Chamada
15/1
Matrícula 1ª Chamada
19 e 20/1
Fonte: Ministério da Educação

Serviço

Programa Universidade para Todos (Prouni)
Como se inscrever: pelo site prouniportal.mec.gov.br, acesse o link “Sistema Prouni”, no lado esquerdo


Quando: Entre os dias 14 e 17 de janeiro
Quem pode se inscrever:


É preciso ter feito o Enem 2011 e ter obtido a nota mínima de 400 pontos estabelecida pelo MEC. É necessário que o estudante tenha renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Com informações O Povo Online

terça-feira, 3 de janeiro de 2012


O Prefeito Municipal designou na manhã de ontem a Comissão de Enquadramento do Pessoal do Magistério, constituída por cinco membros, sendo um representante da Secretaria de Administração e Finanças, um representante da Procuradoria Geral do Município e três servidores representantes da Secretaria de Educação.

A Comissão de Enquadramento tem competência para elaborar normas gerais de enquadramento e procedimentos para sua efetivação e submetê-las à aprovação do Chefe do Poder Executivo.

A Lei que instituiu o novo PCCR prever que o enquadramento não poderá resultar redução de vencimento e que o servidor cujo enquadramento tenha sido feito em desacordo com as normas legais poderá, no prazo de dez dias úteis contados da data de publicação do ato, apresentar petição devidamente fundamentada ao Prefeito Municipal solicitando revisão do ato que o enquadrou.

A Comissão de Enquadramento constituída pelos Professores Paulo Robson, Francisco Almeida, José Evantuil e os servidores Antonio Pereira e Aldemir Ribeiro se reuniu na tarde de ontem no Paço Municipal onde foi adotado os primeiro passos para a efetivação do enquadramento dos profissionais.

Ficou deliberado que a Comissão se reunirá mais uma vez na tarde de amanhã (04/01) para analisar caso a caso a atual situação funcional dos professores. A reunião é aberta e os interessados podem participar.

O Prefeito Delvamberto Soares disse que a intenção é enquadrar os professores ainda neste mês de janeiro, atendendo, assim uma antiga reinvindicação da categoria. Delvamberto disse ainda que o PCCR do Magistério foi publicado no Diário oficial dos Municípios e que se encontra disponível na página oficial do Município na internet para consulta de todos.
Fonte: Blog de Altaneira