quarta-feira, 11 de maio de 2011

NOSOS AGRICULTORES URBANOS

Por: J Evantuil

Apesar de periodos sem invernos, vários incentivos(bolsas)sociais que leva muitos agricultores ao desinteresse pelas atividades rurais, o que se percebeu esse ano foi que bastante pessoas trazendo os legumes da roça para casa.
São calçadas, Bacias, sacos e até garrafas cheios da fartura do roçado. Milho verde, açudes sangrando, são alguns dos motivos de satisfação de nossos agricultores, que aproveito aqui para parabenizá-los.
O que não conseguimos entender é o por quê muitos deles não conseguem provar junto ao INSS, Sindicato a atividade rural, tornando o periodo de aposentaria um pesadelo; e tendo que entregar a causa e os rendimentos na mão de terceiros, se quiser aposentar-se.
De certa forma deixo o meu alerta aos agricultores que, tentem ao longo da jornada, produzir não só os bens do roçado. Produzam também as tão preciosas "provas" da atividade rural e assim evitar decepção futura. Então se voce é do ramo... Aqui dicas que valem Provas para a aposentadoria)
1. Plante todo ano nem que seja um pedaço de roça;
2. Se puder, Plante sempre no mesmo terreno;
3. Não trabalhe na terra dos "ranzinzas", eles nunca vão te dar as provas quando precesar;
4. Associe-se e valorize as representações de trabalhadores rurais;
5. Compre ferramentas, implementos sempre com nota fiscal em seu nome;
6. Participe de Programas da EMATERCE, tire as sementes, produza documentos;
7. Seja organizado(a) tenha um lugar seguro para seus documentos;
8. Em qualquer ficha, documento ou maticula declare-se como agricultor(a);
9. Coloque seus filhos para estudar para que eles não tenham que ser um AGRICULTOR(A);
10. Quando estiver aposentado(a) venha me agradecer e receber as últimas intruções;

V. algumas fotos:



São










ag

2 CENTENÁRIOS RECEBEM HOMENAGEM PELO ICVC NO CENTRO DE APOIO AO IDOSO

Por: J. Evantuil.

A Secretaria de Ação Social e o Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC)prestou hoje uma homenagem especial a dois idosos com mais de um século de vida. Os homenageados, foram D. Rosa Maria de Jesus, residente no Tabuleiro e o Sr. Jose Carvalho, (Zezinho Mateus) que mora na Rua Manoel Romão. Eles receberam uma comenda do ICVC, que por ocasião das comemorações do centenario de Juazeiro do Norte, homenageia este ano entre outras coisas, Pessoas nascidas e Lugares construidos há mais de cem anos, durante todo o ano de 2011.
Dezenas de idosos participaram de uma missa com o Pe. Alberto que homenageou tambem as mães. O evento foi articulado pelo atual secretário de cultura do municipio de Araripe, Francisco Adriano, que por não encontrar pessoas em sua cidade com essa idade, articulou para que o memso acontecesse aqui em Altaneira.
A secretária e 1ª Dama, Alice Mota, agradeceu ao ICVC, elogiou a parceria entre os dois municipios e estendeu a homenagem a todas as mães da cidade.
As famílias dos homenageados, ficou muito satisfeitas com a ação desencadeada pelo ICVC e a Ação Social que garatiu todo apoio logistico ao evento. V fotos: